Engajamento é a melhor estratégia para melhorar o ROI do seu e-mail marketing

Engajamento é a melhor estratégia para seu e-mail marketingSer assertivo de forma que o cliente se acostume, fique na expectativa de receber seus e-mails e interaja com eles, é isso que gera resultado. Mas até chegarmos nesta fase, muitas foram as etapas de evolução do e-mail marketing no mercado.

No início, as empresas acreditavam no e-mail marketing como um canal de prospecção generalizada, para todos os públicos do ambiente digital. Aos poucos, foram percebendo que a massificação era um equívoco e o caráter pessoal e o potencial do e-mail na criação e manutenção de relacionamentos foi percebido. Iniciou-se, então, um processo de aprimoramento deste conceito, foi o boom da clusterização. Hoje, esse tipo de segmentação do email marketing já não vem se mostrando tão eficiente e chegamos então a era do engajamento.

Mas, afinal, o que é engajamento? Engajamento em e-mail marketing significa resposta e respeita aquela máxima de que o cliente tem sempre a razão. Para isso é preciso que as marcas fiquem atentas ao comportamento dos usuários de internet e aproveitem essa experiência para oferecer exatamente o que eles procuram. Com esse tipo de segmentação mais assertiva, as pessoas criam relacionamentos e sabem o que esperar de suas marcas preferidas. Uma saudável “ansiedade” por receber os conteúdos mostra que a estratégia de envio de e-mails está correta.

No entanto, além de aprimorar o relacionamento, que outras vantagens esse conceito pode trazer? Engajamento e entregabilidade estão extremamente ligados.

Engajamento tem aspectos técnicos e estratégicos

No aspecto técnico, quanto mais engajamento melhor a entrega das campanhas, ou seja, quanto mais os usuários interagem com as mensagens, melhor fica a sua reputação do remetente perante os provedores de e-mail que monitoram esses comportamentos e legitimam a entrega.

Pensando no lado estratégico, o ser humano gosta de se sentir único e valorizado É aí que está todo o desafio de boa parte, não só do mercado de e-mail marketing, como também das empresas em geral, ou seja, como mexer com a emoção do cliente: normalmente isso acontece com a valorização de suas experiências

Para que o e-mail marketing atinja esse público cada vez mais crítico é preciso despertar o desejo de interação, e isso você só consegue oferecendo conteúdos relevantes, ou seja aquilo que interessa.  Para isso, você precisa conhecer detalhes do perfil do seu usuário.Conhecendo os hábitos de consumo você pode aumentar a identificação e consequentemente o engajamento o que irá refletir diretamente no seu ROI.

Listo aqui algumas dicas estratégicas que auxiliam nessa identificação:

Experiência com o produto

Deve-se levar em conta que cada consumidor é único e quer perceber essa exclusividade no processo de comunicação e o e-mail pode ser a porta de entrada para essa experiência.

Interatividade

Aqui entram as pesquisas sobre hábitos de consumo e comportamento do cliente. Exemplo: se o e-mail marketing é sobre ações com times de futebol, ok, mas você sabe para qual time seu cliente torce?! As chances de engajamento estão aí, na informação privilegiada, no detalhe.

Tendências

Priorize seus clientes, ofereça promoções e novidades em “primeira mão”. Ao apresentar as tendências você fortalece esses laços de relacionamentos.

Conteúdo

Ele resume tudo que você pesquisou, se ele for relevante para o público-alvo, pronto!

Valorize seu cliente! Lembre-se que hoje, o engajamento é estratégico para engajamento “fisgar” o consumidor.

Por Victor Popper

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