Toda campanha de e-mail marketing precisa de segmentação

É fundamental lembrarmos que um email equivale a uma pessoa, sendo assim, a comunicação precisa ser o mais direta possível. O email marketing foi criado para uma comunicação pessoal, neste caso, não deve-se usá-lo para comunicação em massa.

Sabemos que é difícil e nem sempre possivel chegar a um bom nível de personalização trabalhando um a um, mas segmentar a sua base de contatos pode ser o pontapé inicial para entregar um conteúdo mais relevante aos receptores. Mesmo possuim centenas, milhares de contatos, é possível agrupar os interesses e criar grupos segmentados para comunicar-se. Agora, para identificar esses nichos, você vai precisa estudar os seus contatos. Listamos algumas dicas importantes para você fazer isso:

Pergunte ao contato o que ele deseja receber

O caminho mais curto e correto é perguntar ao seu contato o que ele deseja receber. Você pode aproveitar o momento do cadastro para definir as segmentações, ou ainda criar uma ação automática para que, ao receber a sua confirmação de cadastro, ele responda uma pequena pesquisa referente ao assunto. Aproveite os primeiros contatos com o cliente para estabelecer essas regras de envio, assim você estará enviando informações relevantes a ele e você sem dúvidas não perderá este cliente da sua lista.

Use os dados cadastrais do seu cliente

Os e-mails de contato surgem de siversas maneiras: inclusão via site, contatos de eventos, cadastro em lojas… etc Nestes casos listados os clientes deixam seus dados cadastrais e você poderá utilizar para segmentar a sua lista também. Utilize o máximo de informações possíveis e use-as para saber os gostos de seu cliente.

Analise o comportamento do cliente

Este é um dos caminhos mais eficientes. O comportamento do contato sobre as suas mensagens enviadas mostra muito sobre as preferências dele. Analise os relatórios de  aberturas e, principalmente, os cliques. Extraia a lista de contatos que clicaram em determinado link de sua mensagem, e desta forma você saberá quais clientes clicaram em quais produtos podendo assim enviar e-mail somente sobre o que eles tem interesse.

Estas são dicas iniciais para começar a segmentar seus contatos, não continue enviando o mesmo e-mail para toda a sua base de contatos. Crie ações segmentadas e obtenha resultados mais satisfatórios.

Vale lembrar que essa máxima vale para qualquer ação de email marketing, até mesmo newsletters podem e devem ser diferenciadas de acordo com o perfil do leitor. No terceiro e último post da nossa série, falaremos  de dicas práticas para você fazer ações segmentadas com suas listas, aguarde!

Por Ana Clara Cunha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here