Como obter uma boa frequência em campanhas de email marketing

Qual a melhor frequencia para o envio de email marketingGostaria de iniciar explicando, frequência boa para quem, você ou seus destinatários? A resposta para está questão é depende e muito, mas conseguimos chegar a uma ótima ideia do que é certo e errado nesse ponto crucial do email marketing. Para você que esta ansioso por resultados em vendas o correto é quanto mais você enviar melhor, mas não é por isso que vamos chutar tudo e sair mandando email diariamente. Veja:

Envios Diários

Muitas vezes percebemos que as empresas mandam emails todos os dias (submarino, americanas), e outras mandam quase que para confirmar que enviaram, repetem o mesmo email. Não indico iniciar com essa frequência para emails promocionais ou de vendas seja produtos ou serviços, pois é muito mais fácil o cliente se irritar com esse tipo de frequência e desistir de assinar suas newsletters. Todos os dias é ideal se você possuí um canal como boletim de notícias, mas vamos focar a atenção emails que vendem, pois o email marketing é relacionamento da sua empresa e seus produtos.

Como então eu consigo enviar todo dia?

Com o SendNews você pode e deve criar formulários de cadastro, pergunte sobre quais produtos o contato deseja mais informações e com que frequência, logo você irá saber a hora de aumentar a equipe e produzir emails diariamente.

Outra forma é enviar  o destinatário para a área do contato, permitindo que ele consiga assinar quais listas interessam e assim personalizar o que e quando ele deseja receber. Com o SendNews é fácil fazer múltiplas listas, compartilhar campos e tornar a experiência de seu usuário a melhor possível.

Envio Semanal

É o ideal para começar pois com a correria seus destinatários provavelmente também conferem a caixa de email com menos frequência, então mesmo que ele não compre na mesma semana em que viu o email, na outra semana a próxima campanha irá  ajudá-lo  a lembrar de sua empresa. E aqui que entra o pulo do gato:

Se você enviar poucas campanhas não irá conseguir ficar na memória do seu destinatário – futuro cliente. Lembre-se, o email a cada dia vai fixando para o contato que você tem o que ele precisa, hoje ele não está interessado ou não tem dinheiro, mas quando a decisão de compra chegar você é uma opção a ser estudada, pense nisso!

Emails enviados quinzenalmente ou mensalmente: De acordo com a sazonalidade do seu negócio, pode funcionar quase que igual ao semanal. Mas ainda não é o mais indicado, porque decorre de muito tempo e isso atrapalha bastante sua reputação  dentro de serviços como Hotmail e Yahoo.

Existe hoje uma louca e incansável  briga de gato e rato, você tentando enviar e Hotmail, Yahoo e Gmail dentre outros serviços investindo em filtros anti-spam, mas lhe pergunto você sabe o por que disso?

A resposta é dinheiro, custa caro e quando falo caro é milhões ao dia para manter serviços gratuitos de email, a publicidade não dá conta de arrecadar dinheiro suficiente para manter as operações de pé, o que fazer para diminuir os custos? Pois não existe máquinas, servidores e pessoal para processar todo esse volume de email, filtros anti-spam. oHHHH! E você pensando que era porque eles querem manter sua caixa limpinha, Pergunto, Você fica irritado a ponto de explodir porque recebeu um email não solicitado? Claro que não, se ficar procure um médico isso não é normal.

Agora que entendemos que a questão é dinheiro sempre dinheiro, a frequência é importante, pois ao enviar você vai adquirindo “score” positivo ou negativo junto aos principais ISP’s e, se você não tem frequência não tem “score”. As bases no Brasil geralmente são povoadas por emails 60 a 70% de servidores gratuitos, logo a importância da freqüência, sem “score” muito do seu trabalho nem chega na caixa de spam.

Como devo me preparar para enviar?

Se sua empresa é quem prepara a arte, então a maneira mais fácil é reunir a equipe de marketing e já preparar as campanhas para a semana de uma vez só. Não deixe de fazer seu envio de email marketing por falta de arte, pois seu esforço não trará resultados.

Se a sua arte/template for feito por uma agência ou o profissional terceirizado, você também consegue economizar fechando um pacote. Isso vai depender da agência.

Fonte: Send News

Frequência da sua campanha de email marketing
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2 COMENTÁRIOS

  1. Os e-mails marketing, assim como um famoso meme que surgiu nas redes sociais, são polêmicos. Isso porque tem números muito contraditórios. Se, por um lado, tem a grande maioria de mensagens ignoradas, 89% ou 95,3 trilhões, ele é uma das ferramentas de marketing digital e e-commerce com a maior taxa de ROI – return on investment (retorno sobre o investimento) que existem. Suas dicas sobre envio foram ótimas para fazer um bom uso dessa ferramenta! Além disso, acredito ser muito importante, na hora do envio, dividir seus clientes por perfis, grupo que tenham semelhanças nos comportamentos online. Isso se chama “clusters” e aumenta consideravelmente a taxa de conversão.

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