Otimização de sites ou Links Patrocinados?

SEO ou links patrocinados? O que é melhor para o seu marketing de busca?Depois que os buscadores provaram sua importância para os resultados das empresas pontocom, uma disputa toma conta de quase todos os bate-papos entre profissionais do meio. Os bravos defensores do SEO e os que levantam a bandeira do SEM, cada qual com sua verdade, querendo convencer um ao outro que uma das estratégias é melhor que a outra. Uma posição limítrofe e tacanha que pouco ou nada representa a verdade. É evidente que cada uma tem qualidades e limitações e devem ser aplicadas para estratégias diferentes de forma inteligente.

O Gerente de E-Commerce precisa saber que jamais um website poderá indexar todas as palavras-chave do seu business. Existem inúmeras palavras nos concorrentas que são melhor rankeadas pelos algorítimos dos mecanismos de busca e é justamente nessas palavras que deve-se fazer uma ótima campanha de links patrocinados, deixando a sua empresa nos primeiros lugares nos Links Patocinados em palavras-chave ou expressões que a busca orgânica não traz o seu website, aumentando um pouco mais sua presença online.

Algumas vantagens do SEO (Busca Orgânica)

  • Segundo este estudo de eye-tracking, é infinitamente maior a quantidade de olhares para as três primeiras posições da busca orgânica, sendo que esses resultados, possuem taxa de clique muito maior.
  • Os resultados na busca orgânica desfrutam de melhor credibilidade para o usuário médio, por terem sido trazidos naturalmente pelo mecanismo de busca, não através de campanha paga.

Algumas desvantagens do SEO (Busca Orgânica)

  • É uma inverdade dizer que o SEO não gera custo e que o Link Patrocinado é pago. Profissionais qualificados que fazem esse trabalho em alto nível geram um custo, justo, é claro. No entanto, de nível alto ou baixo, profissional bom ou não, não importa. Há que se fazer um investimento, logo, não há esse oásis gratuito que alguns querem fazer supor.
  • É inegável que o SEO traz resultado. Contudo é um processo longo e trabalhoso, que pode trazer resultados em semanas ou até meses, pouco recomendado quando precisa-se de resultado imediato, como em Hot-Sites sazonais ou promoções relâmpago, por exemplo.

Algumas vantagens do SEM (Link Patrocinado)

  • É imediato. Se há a necessidade de fazer um anúncio para hoje, que dure apenas essa semana ou ainda que figure apenas em horários específicos, o Link Patrocinado é assertivo e automático, coisa que na busca orgânica não se consegue fazer.
  • O usuário avançado sabe que tem grande chance de encontrar com mais precisão o que procura através do Link Patrocinado. Considerando que a empresa paga por clique, aquele anúncio não estaria ali se não fosse verdadeiramente relevante para ele.
  • Com o conhecimento necessário, podemos conseguir posições melhores com custo reduzido, organizando adequadamente os grupos de anúncio, aumentando de maneira inteligente o CTR entre outras boas práticas.
  • No Link Patrocinado tem-se total controle do que aparecerá escrito e pode-se mudar a qualquer momento, como um preço, por exemplo.
  • Os Links Patrocinados ficam expostos na coluna direita da tela, área nobre quando nos comunicamos com usuários do Brasil, principalmente.

Algumas desvantagens do SEM (Link Patrocinado)

  • O Link Patrocinado é visto por apenas 50% dos usuários.
  • É visto com desconfiança pelo usuário comum, por se tratar de propaganda paga.
  • Algumas palavras-chave já possuem uma concorrência grande, tornando o custo por clique cada vez mais oneroso.
  • Como vimos, cada um tem sua peculiaridade e cabe ao Gerente de E-Commerce e sua equipe trabalhar com inteligência em ambas as frentes, sabedores que os melhores resultados sempre são obtidos em ações integradas.

Fonte: Gerente de E-Commerce

Otimização de sites ou Links Patrocinados?
Avalie este artigo

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu concordo com a opinião do Alberto Valle, entretanto como Desenvolvedor Web especialista na área e empresário no ramo de Móveis de Design, acredito piamente que o retorno da busca orgânica é “3x” mais efetivo que o da busca paga.

    As promoções relâmpagos podem ser feitas por outros meios, como num blogs segmentados ou comunidades, o investimento é relativamente mais em conta e o retorno é melhor que o investimento nos links patrocinados, sem contar o fato de aproveitar a calda longa.

    Eu não sei onde chegaremos com o limite para custo de cada palavra, cheguei a me deparar com palavras-chave no valor de R$ 5,50 o clique, é inviável e não temos certeza de quem está clicando, é 100% interessado no assunto, já em outros meios como citei acima, a acertividade no público-alvo beira 100%.

    Resumindo, eu usaria sim os links patrocinados, mas não para a área que atuo hoje. Mesmo assim, pensaria duas vezes antes de usar.

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here