Como iniciar uma carreira de freelancer profissional

Nosso assunto de hoje gira em torno de como iniciar uma carreira de freelancer, uma opção de trabalho que vem atraindo um número cada vez maior de brasileiros.

Segundo dados fornecidos pelo IBGE, 23 milhões de pessoas trabalham de forma autônoma no Brasil, um contingente que em grande parte se dedica ao trabalho freelancer.

Imagine você trabalhando no conforto da sua casa, com horários flexíveis, não precisando deixar os filhos com babás, podendo ficar de olho e relaxar com seu animal de estimação ou até mesmo fazer uma viagem e poder trabalhar nas horas vagas?

Essas são algumas das possibilidades dos freelas, e se você quer saber como iniciar uma carreira de freelancer, e fazer parte de seleto grupo de pessoas que decidiu por adotar este modelo de trabalho, vamos ajudar você nessa questão!

O que para muitas pessoas ainda parece um sonho, pode ser muito mais fácil de se transformar em realidade do que você imagina. Para deixar as coisas bem simples e organizadas, dividimos este nosso guia nos seguintes temas:

1 – Definindo uma especialidade para trabalhar como freelancer
2 – Criação do seu ambiente de trabalho como freelancer
3 – Organizando os seus horários de trabalho
4 – Planejamento financeiro para trabalhar como freelancer
5 – Definindo o preço dos seus serviços
6 – Profissão freelancer formalizada
7 – Conquistando seus primeiros clientes
8 – Companhia de trabalho
9 – Como iniciar sua carreira de freelancer: Segunda fonte de renda

Então vamos lá!

O passo a passo de como iniciar uma carreira de freelancer profissional

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre como iniciar uma carreira de freelancer profissional e unir o útil ao agradável: um bom trabalho e qualidade de vida.

1 – Definindo uma especialidade para trabalhar como freelancer

O primeiro e mais importante para quem está interessado em saber como iniciar uma carreira de freelancer é descobrir no que você é bom e pode prestar serviços, seja em escrever, programar, desing, traduzir, revisar trabalhos e diversas outras opções.

Inicialmente isso é necessário para você direcionar o seu foco em mostrar os seus conhecimentos para só depois expandir o seu leque para outros tipos de serviços.

A decisão inicial vai pela sua melhor habilidade e a capacidade de entregar um ótimo trabalho no prazo estipulado de projetos como esse que você é bom.

Buscando os seus clientes nesse nicho você conseguirá iniciar sua carreira como freelancer, conquistando clientes e posteriormente adquirindo novos conhecimentos em outras áreas.

2 – Criação do seu ambiente de trabalho como freelancer

A nossa segunda dicas sobre como iniciar uma carreira de freelancer profissional diz respeito ao seu espaço de trabalho. Um grande número de profissionais freelancers trabalha em um modelo de home office.

Por isso, o segundo passo do nosso guia sobre como iniciar uma carreira de freelancer, diz respeito justamente à estrutura de home office que você irá montar. Você precisará de um ambiente que seja funcional e ao mesmo tempo produtivo.

O ideal é escolher um lugar qualquer da casa, para ali concentrar o seu trabalho. Evite ficar cada dia em um lugar, pois as pesquisas mostram que essa atitude prejudica a sua concentração.

Para saber o passo a passo para criar o seu escritório em casa, sugerimos que leia o nosso artigo Como Montar Um Home Office Para Freelancer.

3 – Organizando os seus horários de trabalho

Quando você trabalha de carteira assinada não tem a possibilidade de flexibilizar seus horários, mas um dos luxos de se tornar um freelancer é poder exatamente trabalhar sem horários pré-definidos.

Afinal de contas um dia você está mais disposto pela manhã, enquanto no outro está se sentindo melhor a noite. Como iniciar uma carreira de freelancer é também uma questão de mudança de hábitos, os horários também precisam ser ajustados.

O mais importante nesse momento é determinar quantas horas irá trabalhar no seu dia, as pausas que fará e tentar seguir à risca estas regras. Trabalhar em casa exige disciplina, como já dissemos em um artigo anterior.

A vantagem é você não terá muitos problemas em parar o seu trabalho para resolver questões de emergência, mas também precisa ficar atento para não fazer disso uma rotina e acabar tendo prazos apertados e não desfrutando bem o seu tempo de lazer.

4 – Planejamento financeiro para trabalhar como freelancer

Existe uma grande diferença no mercado de trabalho para freelancers. Por exemplo, quando você começa um trabalho de carteira assinada, você já tem a noção do quanto e quando irá receber, sendo assim você já pode se planejar para as contas entrarem nos eixos.

Isso já é diferente quando você quer iniciar uma carreira como freelancer. Para estabelecer uma carteira de clientes, receber pelos seus projetos e tornar essa sua renda principal, podem levar meses, por isso fazer um planejamento financeiro para entrar nessa área é algo que deve ser muito bem analisado. A transição para o modelo de trabalho freelancer exige planejamento.

E essa questão nos leva ao próximo tópico, onde você precisa ter a noção do valor do seu trabalho.

5 – Definindo o preço dos seus serviços

É muito comum para quem está iniciando uma carreira como freelancer achar que deve oferecer um serviço de baixo custo para conquistar os clientes, mas isso não é necessário.

O interessante é você fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quanto as outras pessoas estão cobrando e a qualidade do serviço delas.

A partir disso você terá uma base para estabelecer o preço do seu tempo e do serviço oferecido ao cliente e balizar seus parâmetros de competitividade no mercado.

Tenha em mente a qualidade do seu serviço, o tempo que irá demandar para essa atividade e os custos que você tem não só para manter a sua operação funcionando, mas para pagar as suas próprias despesas.

Aqui no Marketing Job, como somos especializados em trabalho freelancer de marketing digital, temos uma preocupação muito grande em ajudar nossos freelas a definir estes valores. Sugerimos que você leia o nosso artigo onde falamos sobre Quanto Cobrar Pelo Trabalho de Marketing Digital.

6 – Profissão freelancer formalizada

Não é porque você não tem uma carteira assinada que você não pode contar com os benefícios previdenciários, até porque todos merecemos uma aposentadoria depois do tempo de serviço prestado.

O interessante nessa situação é abrir um MEI, que oferece formas mais práticas de declaração do que trabalhadores autônomos e contam com os mesmos benefícios dos trabalhadores regidos pela CLT.

Além disso, abrindo uma MEI, você poderá emitir notas fiscais, exigidas por muitos contratantes de serviços em plataformas freelancers.

Como iniciar uma carreira de freelancer de sucesso? Pense neste projeto como se pensa na elaboração de uma empresa, porque na verdade é nisso em que você se transformará. Uma empresa de prestação de serviços.

Para ter uma carreira de sucesso como freelancer, a criação de uma MEI é um dos pontos que você deve colocar como prioridade. Sugerimos que você leia o nosso artigo Por que o freelancer deve se tornar um MEI, para saber mais sobre isso.

7 – Conquistando seus primeiros clientes

Outra dúvida comum às pessoas interessadas em saber como iniciar uma carreira de freelancer é em relação a como e onde encontrar seus primeiros clientes.

Existem diversas formas para você alcançar os seus clientes, mas uma das mais utilizadas são as plataformas de trabalho freelancer, como o Marketing Job.

Nestas plataformas unem-se contratantes em busca de profissionais qualificados para executarem seus projetos e freelancers qualificados que pode apresentar uma solução para estas demandas.

Enquanto um fará anúncios do que está precisando e as pessoas irão se candidatar para fechar o trabalho, outros irão anunciar as suas habilidades e portfólio e receberão propostas de trabalhos de quem estiver precisando.

O pulo do gato é saber se vender nestas plataformas. Preencher o seu perfil de freelancer é um ponto fundamental. Aqui no Marketing Job você encontra diversos recursos para isso, podendo apresentar suas principais habilidades, experiências anteriores, formação acadêmica e também seu portfólio.

A criação de um site para divulgação do seu trabalho freelancer e as redes sociais como Facebook, Instagram e Behance também são ferramentas bastante eficientes para captação de clientes.

8 – Companhia de trabalho

Enquanto você está numa empresa o contato com as outras pessoas é frequente e contínuo, e dessa forma você não fica com a sensação de solidão.

Para algumas pessoas é uma condição de trabalho muito boa pela sua personalidade, mas no geral a presença de outras pessoas se faz muito necessária.

Ter outras pessoas para conversar é uma ótima forma de clarear a mente, refrescar as ideias e conseguir se tornar mais produtivo novamente. Mas como iniciar uma carreira de freelancer profissional e continuar a ter este tipo de contato?

Uma dica é procurar locais de coworking, mas o que é um coworking? Simples, são locais onde as pessoas se reúnem para trabalhar, discutir sobre projetos, tudo sempre voltado ao mundo de negócios.

Lá você encontrará pessoas e poderá conversar com outros profissionais. o Networking para freelancers é uma ferramenta útil, não só para quebrar a solidão do trabalho em home office como também para adquirir experiência e divulgar o seu trabalho. Para saber mais, sugerimos que você leia o nosso artigo Vantagens dos espaços de coworking para freelancers.

9 – Como iniciar sua carreira de freelancer: Segunda fonte de renda

É muito comum você trabalhar como freelancer nas horas vagas do seu trabalho formal, na verdade é o mais indicado, porque assim você vai conhecendo o seu mercado sem toda aquela pressão das despesas.

As frustrações de não conseguir atingir suas matas logo nos primeiros meses, até mesmo pela falta de experiência, pode ser muito frustrante.

Essa é uma realidade para muitas pessoas, em diversos nichos, não se preocupam, mas é um fato. Você não vai iniciar sua carreira como freelancer e já de cara, ter uma carteira de clientes que irá suprir os seus gastos e ainda ter uma renda para utilizar para o lazer.

Portanto, se você está pensando em ganhar uma renda extra na Internet e ao mesmo em se tornar um freelancer profissional, este é sem dúvida um ótimo caminho.

Para complementar as informações deste artigo, sugerimos que você também leia dois outros artigos que publicamos aqui no blog do Marketing Job, o primeiro é sobre como elaborar um Plano de Carreira para Freelancers e o segundo fala sobre Como se tornar um freelancer de sucesso.

Em nossa seção de artigos sobre Freelancers, você também encontrará outras dicas valiosas que caso você esteja pensando em se tornar um freelancer profissional, serão de grande valor.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre como iniciar uma carreira de freelancer, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa.

Publicado no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here