Google Analytics - Resultados de mídias sociais para e-commerce

Google Analytics – Resultados de mídias sociais para e-commerce

Google Analytics - Resultados de mídias sociais para e-commerceSe você não medir seus esforço em mídias sociais, não poderá focar no que dá mais retorno, ou pior, não conseguirá provar a evolução do trabalho e o quanto ele está beneficiando o resultado da sua empresa.

Será preciso repensar as estratégias se no final do dia, aqueles seus “200mil” fãs no Facebook não:

  • Acessarem o seu site
  • Deixar o processo mais barato (um exemplo simples, um pós-venda eficiente pode reduzir custo de logística com troca de produtos)
  • Tiverem um ticket médio de compra mais alto que o usual
  • Tiverem um índice de recompra invejável ao ser comparado a outras mídias
  • Enfim, se eles não adicionarem nenhum valor ao seu negócio de uma forma mensurável.

Vamos entender como usar o GA (Google Analytics) e como tirar alguns indicadores para facilitar o nosso trabalho de encontrar os números que vão nos guiar na escolha do melhor investimento (de tempo, dinheiro em mídia, equipe, recuso internos de tecnologia)

Monitore o tráfico de Busca

O Google pode e deve ser um grande aliado para a gestão de mídias sociais. Use o analytics para trazer insigths importantes. Os acessos através das buscas orgânicas são indicadores interessantes de como as pessoas, que já procuram por sua marca, fazem a relação de conteúdo com ela.

Olhe os acessos dos Google e faça algumas perguntas básicas, como:

  • Quais são as principais keywords da busca orgânica, excluindo os termos institucionais, que trazem as pessoas para o seu site?
  • Quais são os principais produtos que estão convertendo a partir de Buscas? Essa métrica pode te dar boas relações de produtos para serem explorados buscando uma melhor conversão, por tanto, aumentando o ROI.
  • Quais sâo os termos relacionados com a sua marca que os usuários estão buscando? Ex.: “Minha marca + _______”, a segunda palavra é uma relação direta que as pessoas já fazem com a sua marca e que se explorada corretamente, o seu conteúdo irá gerar mais reconhecimento nos usuários e logo, mais aceitação.

Você pode fazer essas e outras perguntas para identificar o comportamento do usuários e se fizer monitoramentos constantes, encontrará algumas tendências que valem a pena ser exploradas.

Dica adicional: Os painéis são ótimos para te ajudar a fazer leituras rápidas do que está acontecendo, adicione o painel abaixo ao seu GA e ganhe tempo para visualizar suas métricas.

Monitore o Engajamento de Marca

Use o Multi-Canais para fazer cruzamentos das visitas que começaram nas redes sociais e depois fecharam as compras por entrar por outro canal.

Essa métrica não irá aumentar o seu ROI de conversão direta, mas dará um retorno prático da influência do seu trabalho no resultado de construção de marca.

Ex.: Em uma ação básica de concurso cultural, você terá o resultado de quantas pessoas foram atingidas nas redes sociais > Quantas acessaram o concurso > Quantas participaram ativamente > Quantas compartilharam e geraram mais tráfico social para ação. Correto? Todas essas métricas são números que estão entre o awerness de marca e o engajamento da ação. Considero completa a etapa de engajamento com site/Marca quanto o usuário não está só reconhecendo e interagindo com a marca em mídias sociais, mas ele está querendo saber mais sobre a marca e seus serviços/produtos. Isso pode ser medido através da participação dos canais sociais para a construção do acesso de tráfego direto ou o quanto esse acesso social se engaja com o seu site.

Se você achou um pouco confuso o conceito de engajamento de marca, o post sobre funil de conversão social fala exatamente sobre a cadeia de engajamento de marca.

Para calcular essa métrica, use – Percentagem de engajamento de marca gerada por social (Visitas originadas de buscas Institucionais-ou-Diretos que tiveram início por um acesso social / Visitas gerais de buscas orgânica e diretos). – Use a área de Funis multicanal do Analytics para acessar esses dados.

Monitore o Engajamento dos visitantes com o site

Fazer uma leitura da navegação do usuário e o relacionamento com o site deveria ser uma das primeiras coisas a se faer antes de um planejamento estratégico em mídias sociais, mas a maioria do material que é encontrado sobre métricas de mídias sociais fala muito do monitoramento e análise das conversas que acontecem fora do seu site e deixam de falar/analisar das pessoas que estão gerando todos esses dados ricos e que já estão em seu site.

Aqui vai uma colinha simples o objetiva de como medir a interatividade no seu site (cada site é um caso, a ideia é entender o macro e adaptar para a sua realidade).

Algumas métricas:

  • Porcentagem de visitantes que deixam comentários
  • Porcentagem de visitantes que compartilham/votam/amplificam nas mídias sociais
  • Índice de conversão (Porcentagem visitas/conversão) – Vendas, downloads, leads, reviews e classificações derivadas das mídias sociais
  • Porcentagem dos visitantes que clickam no seu link de Call To Action
  • Tempo médio de visita
  • Caminho/Etapas para conversão
  • Índice de visitas engajados (Nº de engajamentos/Total visitas)
  • Índice de recompra

Monitore o Engajamento Social do seu site

KPIs:

  • Número de ações sociais (Curtir, Tweets) / Pelo número de páginas com os botões de compartilhamento
  • Com o Facebook Insights, você pode adicionar um ID ao código do seu site e ter algumas informações sobre a atividade social do seu site
  • Influencia do sua comunidade nas ações sociais do site (número de tweets/Curtir… por acessos derivados das mídias sociais.

Você também tem algum macete ou jeitinho de usar o Google Analytics para ajudar no trabalho de mídias sociais? Deixe sua dica nos comentários desse artigo.

Por João Caetano

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here