Como contratar profissionais de e-commerce?

Como contratar profissionais de e-commerce
Como contratar profissionais de e-commerce

Como todo mercado em ascensão, o e-commerce também traz enormes dificuldades para os gestores na hora das contratações. Muitas empresas nascendo, crescendo e contratando, e os profissionais ficando cada vez mais escassos e caros.

O maior ativo das empresas digitais são as pessoas, por isso, seguem algumas dicas para ser mais assertivo nas contratações e gestão de RH:

Saber que profissional procurar

A primeira tarefa de um gestor de e-commerce é detalhar o organograma e job description da sua equipe de e-commerce. Segue abaixo um organograma padrão de operações um pouco mais maduras:

Cargos e funções dos profissionais de e-commerceis-ecommerce

Provavelmente o profissional que você procura já está empregado

As pessoas boas no mercado online já estão empregadas na maioria das vezes.

Desenvolva pessoas

Saiba que por mais que procure, talvez nunca encontre o profissional certo, na hora certa e no valor certo. Com isso em mente, tenha um plano para formar e promover pessoas. Faça os mais jovens evoluírem e crescerem rapidamente nos cargos.

Crie ambientes divertidos e altamente produtivos

A idade média dos profissionais de e-commerce é bem baixa, uma vez que o mercado é muito novo e a internet ainda é vista como uma coisa dos “jovens”. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas jovens querem fugir de corporações como as que conhecíamos, e querem ambientes alegres de trabalho. Outra necessidade dessa geração é a de encontrar rapidamente resultados. Essa cultura de dinamismo é muito bem vista pelos profissionais de comércio eletrônico. É muito comum ver operações de e-commerce que mais parecem ambientes de agências.

Promova a criatividade e inteligência

O mundo web é um mundo abstrato, que envolve não só tecnologia, mas muitos conceitos novos e por vezes complexos.  O ambiente de trabalho deve promover o pensamento criativo. As soluções de ontem não servem mais, melhorias nas rotinas e novas dinâmicas devem ser constantes.

Meritocracia

O profissional que busca resultados normalmente gosta de ser remunerado de forma variável, recebendo pelos méritos seus e da equipe.

Cuidado com os pseudo entendedores/experientes

Principalmente em tecnologia, BI e marketing de performance, existem muitos profissionais que se valorizam demais, aproveitando o momento do mercado para tentar mudança de empresa e promoções. Antes de contratar tais profissionais, é importantíssimo ter boas referências, e quando possível, aplicar provas de conceito.

Formação e cursos

Nada melhor do que a prática, mas formação acadêmica e cursos livres são muito bons também para trazer conhecimento aos profissionais. Contrate preferencialmente os antenados e em busca de atualização constante.

Conclui-se que o profissional de e-commerce é um ser dinâmico, procura um ambiente descontraído e altamente focado em resultados. Essa é a velocidade da internet!

Fonte: Blog da E-next

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here