Marketing em mídias sociais – 4 passos básicos

Marketing em mídias sociais - 4 passos básicosAs mídias sociais ajudaram a construir um cenário único para o mercado e para a promoção de empresas, um ambiente altamente dinâmico como nunca foi visto e olha que ainda estamos no início dessa história. O panorama de marketing nas redes sociais é estimulante para muitos profissionais e donos de negócios, mas ao mesmo tempo é muito intimidador por não conhecermos ao certo quais são os limites saudáveis para caminhar por esse mundo, mas mesmo assim vale a pena entrar de cabeça, aliás, só funciona dessa forma.

Desde que entrei para esse negócio, não parei mais de estudar, observar, organizar, testar e voltar para o início, tudo isso dentro de um bom tempo recheado de muita paciência. O fato de a internet acelerar o ritmo das coisas não significa que os resultados virão na mesma proporção, marketing em mídias sociais leva tempo porque é baseada em relacionamento e um bom relacionamento não surge de um dia para o outro.

Felizmente há muita gente estudando formas de colocar ordem na casa ou pelo menos traçar uma linha a ser seguida, mas nunca uma regra. Susan Gunelius é uma dessas pessoas e o que escrevo aqui são comentários baseados em seu livro Marketing nas Mídias Sociais em 30 minutos.

Vamos aos 4 passos básicos para iniciar uma boa estratégia de mídia social.

1º Passo – Ler

Antes da pessoa criativa, cheia de ideias e sugestões para executar, vem o estudioso, o pesquisador, o curioso. Não existe ação de marketing bem sucedida sem muita pesquisa e leitura constante, não basta fazer uma faculdade ou ler um livro, você precisa estar em uma busca constante por informação, isso lhe dará repertório.

Aplicando à realidade do negócio, passe 80% do tempo estudando e planejando para que você surpreenda as expectativas nos 20% do tempo restante. Crie seus próprios métodos de pesquisa e armazenamento de informações valiosas, siga as pessoas certas, bata um bom papo produtivo, tenha sua lista de sites obrigatórios e não tenha medo atravessar noites em cima de livros.

OBS: mais da metade das pessoas já terão desistido desse texto antes de chegar até aqui.

2º Passo – Criar

As estratégias de mídias sociais possuem a sua complexidade e questões técnicas, mas o talento em criar bons conteúdos é o que faz a grama ficar mais verde. Isso explica mais uma vez o primeiro passo. Nem preciso investir muito tempo nesse assunto porque já tratamos disso algumas vezes aqui:

Tenha sempre em foco o seu público alvo, invista na pesquisa e no relacionamento, isso será mais do que meio caminho andado. Não cometa o erro de entregar apenas notícias e promoções, o seu conteúdo deve agregar valor ao seu produto, marca ou serviço.

3º Passo – Compartilhar

Já que você pesquisou, construiu um bom repertório e conseguiu produzir um bom conteúdo nas mídias sociais, o compartilhamento será quase certo, mas eu disse quase. É necessário que você desenvolva métodos e facilite caminhos para esse conteúdo se espalhar, é a velha história da galinha que anuncia o seu ovo para todos ouvirem. Comece pelos seus amigos, clientes, parceiros e se o conteúdo realmente for bom, se transformará em uma onda.

O compartilhamento de informações relevantes, sejam elas de sua autoria ou não, farão de você uma referência no assunto e, de forma subliminar, anunciarão o seu negócio. Acabou a época do segredo, ganha quem compartilha informação, ganha mais ainda quem sabe transformar essa informação em estratégia e prática.

4º Passo – Discutir

É natural que com o passar do tempo você ganhe seguidores engajados, eles verbalizarão suas opiniões (tanto as positivas quanto as negativas). Esse é maior temor não declarado das empresas que se dizem abertas às opiniões, mas na hora da verdade ignoram ou se acham perfeitas ao ponto de não precisar ouvir.

O debate e o relacionamento representam o combustível de qualquer estratégia de marketing nas redes sociais, portanto, merece toda nossa atenção e cuidado. Demonstre que você se importa com o seu público e respeita suas opiniões, invista muito mais tempo no relacionamento do que na forma e conteúdo propriamente dito. Sem esse 4º passo, todo o resto fica inútil.

Mais uma vez obrigado se você chegou ao final desse texto, reconheço que foi preciso certa dedicação e tempo para isso. Espero ter honrado. Esse conteúdo foi útil? Deixe a sua opinião.

Marketing em mídias sociais – 4 passos básicos
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here