4 passos para o sucesso nas redes sociais

Conheça os passos para o sucesso em mídias sociais1. Conheça seu mercado

Não é segredo para empresários a importância de conhecer seu mercado. Também não são poucas as vezes em que falta de recursos – financeiros e humanos – não permitem levantar estes dados. Para isso, mídias sociais são um ótimo canal de monitoramento de sua área de negócios.

Como? Um jeito é configurar alertas do Google com as palavras-chave relevantes para você. O RSS também ajuda a acompanhar notícias sobre um determinado assunto. Uma boa dica é fazer uma lista com palavras-chave relevantes para seu negócio e utilizar Google Alerts para monitorá-las em blogs. O buscador Bing também oferece um RSS de notícias. Fazer isso é simples: digite a palavra a ser monitorada e selecione ‘Notícias’, no campo superior da barra de pesquisas, e ‘Apenas no Brasil’, abaixo. Uma página abrirá com as últimas notícias relacionadas ao termo pesquisado, ao lado esquerdo da tela há a opção de RSS e você poderá escolher como receber as atualizações.

Ferramentas no Twitter também ajudam. Tweet Deck e HootSuite (além de muitos outros) ajudam a monitorar as palavras ou perfis de seu interesse em colunas próprias. O HootSuite tem a vantagem de permitir inclusão de diversas pessoas num perfil – o que facilita no próximo passo, acredite.

2. Receba bem as críticas dos clientes

É melhor ouvir de um cliente uma crítica, melhorar e conquistar mais consumidores do que nunca saber onde errou. Encoraje seus clientes a darem suas opiniões sobre seus produtos e serviços. As redes sociais são o lugar para isso, desde que você saiba como usar.

Facilite o contato do consumidor: o seu e-mail de contato deve estar visível em seus perfis. Sempre siga seus clientes no Twitter para que eles possam se comunicar por DM – direct message e deixe todas as formas de contato muito acessíveis em seu site.

Responda rápido: não importa se a crítica veio por e-mail, no Twitter ou no Facebook. É importante dar uma boa resposta a ela na hora. Afinal, é para isso que você está neste ambiente.

3. Estude

Agora que você conhece bem o seu mercado e as opiniões de seus clientes, analise estas informações com cuidado e encontre seus pontos em comum. Agrupe as ideias de seus clientes em categorias, faça tabelas e gráficos para analisar comentários positivos e negativos. Assim você saberá o que é preciso para aprimorar seu produto. Lembre-se de compartilhar seus achados com sua equipe.

4. Crie a sua estratégia

Com as informações organizadas e equipe alinhada, é hora de traçar uma estratégia e definir objetivos. Estar presente nas mídias sociais demanda tempo, decida com clareza de quem é a responsabilidade de atualizar os perfis, monitorar as interações com os usuários, além de medir os resultados de cada ação. Faça uma lista das tarefas relacionadas e estabeleça responsabilidades.

Ao estabelecer seus objetivos, seja realista e não caia na armadilha dos números: a quantidade de seguidores (ou fãs ou o que seja) não é mais importante do que a qualidade de relacionamento que você conquista.

Fonte: Cobre Direto

Os 4 passos para o sucesso nas redes sociais
Avalie este artigo

2 COMENTÁRIOS

  1. Akem disso, a empresa precisa delimitar uma ética de uso da midias sociais para os responsaveis do setor.
    Reconhecer que toda estrategia tem risco mas ousar arriscar com consciencia para mao acertar um tiro no pé. Midia Social não deve ser levado na brincadeira. Pense bem antes de realizar qualquer ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here