Utilizar as mídias sociais em pequenas empresas

Dicas de Mídias Sociais para Pequenas Empresas

Mídias sociais e as pequenas empresasMais importante do que divulgar tendências, o Blog do E-Commerce se propõe a divulgar informações de qualidade que possam ser utilizadas em empresas reais. E é perseguindo tal objetivo, que trazemos hoje para o blog algumas ferramentas úteis para pequenos negócios que queiram começar a utilizar as mídias sociais como meio para o relacionamento e comunicação com seus clientes.
Tratam-se de dicas simples para quem é o do meio, mas muito relevantes para quem está começando uma estratégia agora.

1 – Utilize o TwitPic para mostrar seus produtos pelo Twitter

O Twitpic é a ferramenta mais utilizada para enviar fotos aos seguidores do Twitter. Aproveitar esta oportunidade para divulgar seus produtos é uma ação de bom senso e potencialização da própria rede social. Estamos falando de uma ferramenta grátis, capaz de atingir um grande número de pessoas e em tempo real. Se eu tivesse um pastelaria, por exemplo, com certeza postaria fotos dos meus pastéis lá pelas 7 da tarde: seria um convite à lembrança da sua marca.

2 – Utilizar o FOURSQUARE de forma criativa

Para quem não conhece o Foursquare, um breve resumo: estamos falando de uma rede social baseada em localização geográfica, ou seja, em cada lugar que você for você se registra na rede e ganha pontos por fazer Check-in naquele local. Quem soma mais pontos em um determinado período torna-se o prefeito do local. A sacada aqui para os empresários é tornar a experiência diferenciada para o cliente: oferecer prêmios para certas quantidades de registros, oferecer regalias para o prefeito e colocar mensagens na rede acerca de seus serviços. Os amigos de seus clientes saberão na hora quando eles estiverem no seu estabelecimento – e este tipod e propaganda em tempo real é valiosíssima. Com um pouco de criatividade, o Foursquare pode ser uma ótima ferramenta de comunicação e relacionamento.

3 – Youtube: a forma mais atraente de demonstrar seus serviços

Para quem é heavy user das mídias sociais esta dica pode parecer banal, mas dada a pouca quantidade de empresas brasileiras que utiliza os vídeos compartilhados do Youtube preciso acrescentar este item à nossa lista. Prepare vídeos simples, mas bem feitos sobre seus produtos. Dê preferência a assuntos cômicos ou ideias criativas que encaixem bem com seu público-alvo. O vídeo é uma das mídias que mais prende a atenção das pessoas, ou seja, você não será trocado pela aba ao lado do navegador e terá maior exposição de marca.
Como você pode notar: são ações simples, apropriadas para quem não está disposto a gastar muito. Por outro lado, te deixarão em contato com o seu cliente de maneiras bem diferentes do convencional – e com efetividade.
Se você já usa alguma dessas ferramentas, nos conte sua experiência. Será um prazer compartilhar informações.
Abraços!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here