Overselling nos provedores de hospedagem

Na indústria de hospedagem de sites Overselling é o termo utilizado para definir quando uma empresa fornece serviços e recursos que, se num dado momento todos os seus clientes utilizassem da totalidade dos serviços anunciados ocorreria uma situação insustentável que levaria a falhas críticas no servidor.

Normalmente o “overselling” diz respeito ao uso de espaço em disco e ao tráfego de dados mensal.Por exemplo: Se uma empresa de hospedagem dispõe de 100Gb de espaço no servidor e tem 20 clientes fornecendo a cada cliente 5Gb de espaço, então a empresa está praticando overselling.

O overselling é antes de mais nada uma estratégia de gerenciamento de recursos, que quando bem administrada pode dar resultados. No exemplo acima, é oferecido 5Gb de espaço para cada cliente mas se só tiver 20 clientes a empresa constatará que nem todos eles usarão os 5Gb ficando assim muito espaço em disco que ainda pode ser utilizado.

Neste caso as empresas optam por correr um certo risco e “vender” mais pacotes para aquele mesmo servidor. O prognóstico é que nem todos os clientes usarão a totalidade do espaço que contrataram “liberando” assim recursos para outras contas.

Esta prática é muito usada nas telecomunicações, por exemplo. Estas empresas têm milhões de clientes mas nem todos vão realizar chamadas simultaneamente. Se isso acontecesse a infraestrutura não aguentaria. No entanto na realidade é praticamente impossível que esta situação ocorra.

A técnica é válida, mas precisa ser bem administrada

Portanto o uso do Overselling não é totalmente negativo se for acompanhado de perto por técnicos e serviços de monitorização que facultem a todos os clientes aquilo que eles realmente adquiriram permitindo assim a maximização dos recursos dos provedores de hospedagem. O problema, é que no Brasil, não é bem assim que as coisas acontecem.

Acreditamos que a maior parte das grandes empresas desta indústria usa o “overselling”. Elas hospedam milhares de sites num único servidor prometendo espaços e transferência de dados ilimitados.

Algumas destas companhias conseguem gerir muito bem os seus recursos “tirando” de uns e “oferecendo” a outros mantendo assim todos os clientes satisfeitos.

Alguns problemas podem ocorrer devido ao uso desta estratégia:

  • A velocidade de carga das páginas diminui
  • O servidores podem ficar instáveis
  • O downtime pode aumentar
  • Demora na resposta por parte do suporte técnico

Algumas técnicas usadas pelas empresas:

  • Largura de banda e espaço em disco rigorosamente monitorados em cada servidor
  • Mudança de servidor para sites que apresentem números críticos
  • Alteração mensal da largura de banda contratada para o datacenter de acordo com o acréscimo de clientes
  • Contratação de pessoal técnico em caso de aumento súbito de clientes
Overselling nas empresas de hospedagem
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here