Vale a pena estar em todas as redes sociais da moda?

Vale a pena estar em todas as redes sociais da moda?

Vale a pena estar em todas as redes sociais da moda?Assim como em outros mercados, as mídias sociais também não estão livres do balanço de moda que vem e vai. De tempos em tempos, uma nova rede social torna-se popular e, ao ser inundada de novos usuários, atrai a atenção de empresas e empreendedores. Algumas dessas novidades permanecem e os early adopters são reconhecidos com popularidade nessa comunidade.

A aura de inovação e criação de tendência que essa inserção em uma nova mídia pode transmitir é benéfica para qualquer marca. É o caso de Marcelo Tas, que aumentou sua exposição na mídia por ser um dos primeiros comunicadores a explorar o Twitter no país.

Algumas comunidades online, entretanto, recebem muita divulgação, engajam empresas e acabam não recebendo usuários. Foi o caso do Second Life no Brasil. A iniciativa recebeu investimentos de diversas empresas, que criaram ilhas dentro do espaço de realidade virtual, e foi notícia em meios de comunicação, porém não decolou. Em casos como esse, as marcas que demoram a abandonar o barco podem ser vistas como pé-frio ou atrasadas.

O público da rede precisa ser compatível com seus objetivos

O ideal é, antes de apostar todas as suas fichas em uma nova rede, analisar o potencial do meio, verificar se os dados dos usuários combinam com o público de sua marca, pesquisar o que já foi feito internacionalmente utilizando a ferramenta e pensar em uma estratégia de atuação inovadora.

No Pinterest, por exemplo, o público é majoritariamente feminino. Algumas marcas brasileiras relacionadas à moda já estão atuando de forma eficiente na rede, que também tem mostrado ótimos resultados internacionalmente em e-commerces. Já o Google+ está em crescimento e apresenta dois grandes diferenciais: a utilização de hangouts, para transmissão de vídeos com a participação de usuários, e o aumento na visibilidade da empresa em buscas no Google.

Também é importante estar atento ao que surge de novo e qual uso o público-alvo de sua marca faz das redes. Uma dica: mesmo que você decida não atuar em determinada rede social no momento, nada impede de você criar um cadastro e garantir usuário e endereço com o nome de sua empresa.

Dessa forma, você eliminará dores de cabeça, caso mude de ideia e queira atuar na rede social. Além disso, ajuda a evitar que pessoas mal intencionadas finjam se passar por sua marca.

Fonte: Portal Exame

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