Traga os clientes para mais perto – Humanize sua loja virtual

Ao iniciar a criação de uma loja virtual e trabalhar com comércio eletrônico, é preciso transmitir aos clientes a sensação de confiança e de competência para que os mesmos se sintam mais à vontade para realizar suas negociações.

Uma maneira de passar essa imagem aos clientes é através de conteúdos de alta qualidade, expressando aos clientes exatamente aquilo que eles precisam entender sobre as vendas virtuais e sobre os produtos dispostos para negociação. Esse nível de conteúdo é conquistado através de pesquisas que digam respeito aos próprios consumidores e suas especificações.

A segurança online é outro fator crucial que interfere diretamente na preferência por uma loja virtual. Transparecer que o ambiente de negociação é suficientemente protegido contra fraudes é fundamental. Contudo, o comércio virtual precisa de muito mais do que fatores que garantam a privacidade dos clientes. O e-commerce precisa ser humanizado, precisa pôr em prática seu lado sociável, permitindo manter uma relação duradoura com os consumidores.

Como no comércio eletrônico não existe contato frente a frente com o cliente, é necessário disponibilizar na loja, algumas ferramentas importantes que possibilitem maior contato com os consumidores. Portanto, para conquistar a humanização da loja virtual, há alguns recursos que podem ser melhor aproveitados:

Adicionar Chat à loja

Quando se trata de clientes e a importância dos mesmos em uma loja virtual, é fundamental pensar em seu bem estar e satisfação. Muitos clientes preferem entrar em contato com a loja virtual através de Chat ao invés de telefone, principalmente, quando a loja atende todo o território nacional ou possui clientes internacionais. Com isso, abre-se uma nova maneira de o consumidor entrar em contato com a empresa;

Disponibilizar número de telefone

É muito importante que a loja virtual, ou qualquer tipo de e-commerce possua uma linha telefônica para atender aos clientes. Existem muitas pessoas que preferem o contato direto, que desejam falar e ser ouvidas. Por esse motivo, o telefone pode ser uma ferramenta muito melhor aproveitada quando o assunto é humanizar a loja virtual.

Usar vídeos para tornar a loja mais pessoal

Disponibilizar vídeos sobre o funcionamento dos produtos na loja virtual é uma forma de auxiliar os consumidores no passo-a-passo das funções, quando necessário. Aplicar vídeos nas páginas transmite aos clientes um ‘rosto humano’ à loja virtual e, isso os atrai, pois mostra a preocupação da empresa em facilitar o processo de negociação e aquisição de produtos;

Enviar e-mails personalizados

Um e-mail personalizado não deve se encarado apenas como aquele em que o nome do cliente é alterado no cabeçalho. Pelo contrário, um e-mail personalizado busca um relacionamento interpessoal com o consumidor, podendo ser redigido para o cliente em ocasiões especiais;

Fazer contato pós-venda

Testar a satisfação do cliente após a negociação e a entrega do produto é uma forma muito eficaz de humanizar a loja virtual. Esse recurso deve ser utilizado via e-mail, com o objetivo de mostrar ao cliente que a loja está lá, presente para bem atendê-lo com frequência.

Humanizar a loja online significa possibilitar aos clientes maior abertura para o relacionamento cliente-empresa, sem contar o cliente apenas como mais um. Os clientes atuais são mais exigentes e desejam ser tratados como únicos, por isso, é de grande importância que a humanização seja um fator diferencial das lojas virtuais.

Humanize sua loja virtual
Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

  1. Olá

    Com o avanço das tecnologias e a normatização de sistemas virtuais, o justo diferencial é desenvolver a interatividade entre sistema e usuário, afinal, a relação entre maquina e ser humano está cada vez mais evidente.

    Abraço ;D

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here