Veja qual a importância do frete grátis no e-commerce

Quando um consumidor consegue encontrar o produto que deseja, com preço que ele considera justo, a venda está praticamente realizada. Porém para aquelas lojas online onde se faz necessário selecionar a forma de entrega e o valor correspondente, esta acabou de criar uma barreira que normalmente veta metade da possibilidade da concretização da venda. Muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas para não ter que arcar com o custo do frete ou procurar outros estabelecimentos que ofereçam a frete grátis.

Com a entrada da classe D e E no grupo de possíveis compradores de produtos em loja virtuais, o valor da entrega por muitas vezes chega a ser 20% do valor de pedido baixos, e por ser uma classe não abastada todo centavo conta na hora de finalizar o pedido.

Criar formas para que seus consumidores não se preocupem com o valor da entrega no momento de finalizar o processo de compra, automaticamente estaremos extinguindo uma barreira e criando um diferencial positivo e estimulante para alavancar mais vendas. A forma de entrega gratuita é um fator decisivo para conclusão de vendas, logo se faz necessário amplificar esse fator.

Conforme um estudo realizado pela Compete Online Shopper, algumas informações sobre o que pensam os consumidores de uma forma geral sobre a entrega:

  • 93% dos consultados sinalizaram que frete gratuito incentiva a compra online
  • 67% dos consumidores afirmam comprar os produtos em loja física para economizar o frete
  • Custo elevado de frete foi apontando como uma das principais razões pela insatisfação da experiência de compra

Uma forma interessante é criar parceira com fornecedores para que estes subsidiem parte do frete, ou ainda de alguma forma o próprio lojista subsidiar por completo o frete, visto que exponencialmente suas vendas devem crescer, criando assim um lucro maior ao final do processo, que irá cobrir os gastos com as entregas. Em última instância, tentar praticar o menor frete possível e ou ainda um valor fixo, porque dessa forma poderemos sinalizar o valor da entrega antes mesmo da intenção de compra ser iniciada, criando assim um facilitador mental para o consumidor.

E você? O que acha da política de frete grátis no e-commerce? deixe seu comentário.

A importância do frete grátis no e-commerce
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9 COMENTÁRIOS

  1. Existem alguns pontos que acredito. É evidente que frete grátis é um incentivo a compras, assim como IPVA grátis na compra do carro. Porém percebo que existe uma realidade não percebida. O frete, embora seja grátis tem um custo que esta agregado ao preço de venda do produto, portanto, não existe frete grátis. Quando o consumidor desiste de comprar em um portal em virtude do frete, talvez precise analisar o custo do frete que ele terá para comprar fisicamente, incluindo o seu tempo dedicado e custos diretos como combustível e estacionamento do shopping. Custo é custo, e o frete sempre vai existir, do lado do cliente ou do fornecedor.

    Abs

    Aurélio

  2. Poxa! Como eu queria vender com frete grátis,
    Nossos produtos são bem baratos!
    O que encarece os nossos produtos é o frete.
    Fazer parceria??? Não é fácil já tentei de tudo.
    Quando o cliente é lá do Amazonas, ele chega a pagar um frete mais caro que o produto.

    Abraços,

    Gislene

    • Oi Gislene

      Pesquise alternativas para o envio. O mercado está muito competitivo e é comum encontrar boas oportunidades para o envio dos seus produtos.

      Um outro detalhe, o volume de envios também influencia no custo final, por isso tente concentrar sua operação na empresa que melhores condições lhe oferecer.

      Josiane Osório
      http://www.cursodeecommerce.com.br

  3. Pessoal obrigado pela opniões. Acredito que sempre a melhor opção é que atende ambas as partes. Mas que existem meios para fornecer frete grátis e ao mesmo tempo obter lucratividade existe. Porém, é claro que demandará de trabalho e estudos, mas isso é o mínimo que se espera de um lojista que esteja preocupado em fornecer um ótimo serviço aos seus clientes. E clientes sempre cobrem mais pelos seus direitos e principalmente externem seus descontentamentos, pois somente dessa forma o mercado em geral irá evoluir e seprar o joio do trigo. Abraços e sucesso a todos…

  4. Acredito que deve-se tomar cuidado ao incentivar a prática de frete grátis olhando apenas pelo prisma do cliente. O frete é componente do custo de um produto, e como muitos empresários não sabem nem se estão vendendo com lucro, podem ser muito prejudicados se adotarem a política de frete grátis linear. Deve-se estudar caso a caso.

    • Realmente, se você não tem margem para colocar o frete grátis como atrativo, é melhor não fazer isso.

      Em uma situação dessas o melhor a fazer é revisar a estrutura da logística e de compras para saber onde está o ponto que deixa seus produtos menos competitivos em termos de preço final.

      Um grande abraço

      Alberto Valle
      Curso de E-Commerce

  5. Otimo material. Acredito sim que seja um diferencial, porém o que ocorre na maioria das empresas de e-commerce hoje que fornecem a opção de frete grátis é que você não tenha nem o minimo aceitável de qualidade na entrega, desde prazo até o recebimento. Além disso o alto custo por parte das transportadoras inibe essa pratica pelo mercado. Deveriamos cobrar dos governantes melhores condições na malha rodoviaria do pais. Bom não quero entrar nesse merito, novamente parabéns pela materia.

  6. Esta noite estava na loja virtual SARAIVA e iria comprar 6 CDs. Estava praticamente finalizado a compra quando veio o cálculo do frete. Desisti, anotei em minha agenda quais todos os cds que quero comprar e pronto…pensei: por que a pressa? Quando eu for ao shopping eu compro.

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