Mantenha a sua loja virtual open source atualizada

O Blog do E-Commerce é um forte ativista da adoção de sistemas de e-commerce opensource, tanto que fizemos diversos artigos comparativos entre as plataformas e deixamos claro que você terá inúmeros ganhos ao utilizar estes tipos de sistemas.

Só que há um assunto tão importante quanto a recomendação destes CMS que deve ser abordado: A segurança da sua loja virtual. Não estamos dizendo que estes sistemas são inseguros, pelo contrário, mas por uma grande quantidade de profissionais terem acesso ao código fonte dos mesmos, sempre há a descoberta de falhas nos códigos que permitem a invasão por parte de pessoas má intencionadas. Não se assuste, abordaremos neste artigo uma forma completamente eficaz de você se livrar deste tipo de ameaça caso use um CMS.

Mantenha a sua Plataforma Atualizada

É isso mesmo, uma maneira completamente funcional de evitar invasões por falhas descobertas em sistemas prontos, seja para e-commerce ou para portais, é a atualização da plataforma. Sempre que uma nova versão de um software é lançada, arquivos são alterados e muitas falhas podem ser corrigidas. Não é em todas as ocasiões que existem adições de componentes ou funcionalidades.

Por isso, muitas vezes pode parecer que a atualização não seria necessária, afinal nenhuma mudança gráfica foi adicionada ao sistema, porém é muito importante proceder à atualização mesmo assim, caso contrário a sua loja virtual poderá ficar vulnerável a falhas e, através destas falhas, ser invadida por criminosos da web que utilizarão indevidamente os dados cadastrais de seus clientes, além de você correr um sério risco de ter de reprogramar todo o seu sistema.

Atenção: Atualize também os plugins e temas

Se você utiliza plugins (add-ons) ou temas padrões (pagos ou gratuitos) em sua loja, tome o cuidado de sempre atualizar estes plugins e temas para as versões mais recentes desenvolvidas por seus programadores. De nada adiante o seu CMS atualizado se um dos plugins utilizados no dia-a-dia da loja estiver infectado com vírus ou possuir falhas de segurança.

Cuidado ao Atualizar a sua Loja

Assim que chegar uma nova atualização, preocupe-se em procedê-la o quanto antes possível, uma vez que a sua loja ficará menos vulnerável às falhas. Entretanto, tome cuidado para que as modificações feitas por seus profissionais de desenvolvimento não ficarem indisponíveis na nova versão do CMS, bem como plugins que ainda não tenham sido atualizados para a nova versão.

Faça backup, tanto dos arquivos do sistema, quanto (e principalmente) dos bancos de dados, pois são neles que ficam armazenadas as informações de seus clientes, produtos, etc. Mantenha a sua loja mais segura, afinal o e-vendedor responsabiliza-se pelo armazenamento dos dados sigilosos de seus clientes e pode se responsável por qualquer problema ocorrido com eles.

Fonte: Blog do Pague Direto

Mantenha a sua loja virtual open source atualizada
Avalie este artigo

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom, é sempre bom mantermos nossa plataforma devidamente e completamente atualizada, a fim, de evitar possíveis ataques e/ou outras falhas que levem o site a não funcionar da forma que desejamos…

  2. Realmente muito importante, porém o mais importante ainda seria: Antes de voce atualizar sua plataforma, é voce procurar se houve também atualizações em seus plugins, para não correr o risco de ficar sem alguma funcionalidade, como por exemplo um pagseguro ou o modulo dos correios, etc..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here