Os pilares para conteúdos em E-commerce

Os pilares do conteúdo para e-commerceO grande desafio de escrever para uma loja virtual é os conteúdos tem que tentar atender as principais necessidades: informar de forma amigável, transmitir confiança, ser relevante para os motores de buscas, persuadir para conversão. Para tentar atender esse objetivo é importante a compreensão dos pilares que apresentamos a seguir.

Escrevendo Amigavelmente

A regra mais importante é que não devemos escrever longos parágrafos, a maioria dos clientes desiste da leitura quando vê algo tão grande para ser lido e compreendido, acaba se tornando um desafio. Devemos dar preferências por criar listas com frases curtas, isto incentivará a leitura, pois nunca é um grande desafio ler algumas palavras. Importante também é a linguagem utilizada, existe uma boa parte do público que não concluiu o ensino médio (antigo segundo grau), por isso é crucial que seja de fácil assimilação o conteúdo principal.

Escrevendo para Persuadir

É importante deixar em destaque alguma condição especial do produto ou da loja, não está incluído o “frete grátis” e outras vantagens comuns entre as lojas. Devemos dar preferência por algo que seja único e exclusivo. E fundamentalmente de fácil e rápida absorção pelo cliente, que se sentirá tentado em obter essa vantagem. Esse benefício pode ser uma característica do produto.

A utilização de itens de persuasão dentro do descritivo do produto, além de humanizar a loja virtual, cria uma familiaridade melhor do cliente com as características do produto, por exemplo: num produto como a televisão, não adianta destacar sua resolução assim: Full HD 1920x1080p, essa informação para a maioria das pessoas não é clara e nem persuasiva, tente usar no lugar, imagens tão nítidas como num cinema.

Escrevendo para Criar Confiança

Durante o processo de compra todo cliente tenta se acercar de maior número de informações possíveis para garantir que aquela escolha que ele está fazendo é realmente o que ele está procurando, por isso é tão importante gerar confiança no cliente no momento da compra. É fundamental que permitamos que clientes possam fazer depoimentos e comentários sobre os produtos, essas informações auxiliaram de duas formas principais, sendo a primeira, oferecer experiências reais de consumidores para possíveis novos consumidores, e em segundo lugar, apresentará todo um conteúdo que poderá ser analisado e gerará insumo para criação de conteúdos persuasivos.

Escrevendo para Motores de Busca

A regra básica é mostrar para os motores de buscas que o conteúdo que esta sendo analisando foi gerado manualmente e exclusivamente. Para isso algumas dicas:

  • Evitar a repetição do mesmo termo chave dentro do texto, o máximo de repetição deve ser de 5%, ou seja, a cada 100 palavras no máximo aparecer cinco vezes;
  • Utilizar sinônimos e variações dos termos chaves, além de auxiliar durante o processo de evitar repetição, ainda auxiliará no processo de busca;
  • Não utilizar textos de fabricantes, os motores de busca contem uma regra de eliminação de conteúdo repetido, ou seja, se o site do fabricante estiver mais bem posicionado dentro do ranking, a página do produto da loja virtual será descartar por conter um conteúdo igual e um posicionamento menos relevante.
Os pilares para conteúdos em E-commerce
Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

  1. No tópico “Escrevendo para Motores de Busca”, eu citaria que um texto deve ter no mínimo 300 palavras para que se torne relevante ao Google e demais buscadores. Importante também fazer links internos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here