Como encontrar o produto ideal para o seu e-commerce

Um dos principais desafios de um lojista é saber qual produto colocar para vender em sua loja virtual.

Em um mercado com estimados 100 milhões de e-consumidores, existem ofertas de todos os tipos para todas as pessoas. Portanto saber escolher o produto que a sua loja vai vender pode fazer toda a diferença na briga pela atenção dos consumidores.

Todos os lojistas querem ter a certeza que estão vendendo para o público certo. Mas geralmente esquecem de pensar se estão vendendo o produto certo para o público certo.

Qual o melhor produto para colocar a venda em uma loja virtual?

Existem duas respostas que poderiam responder a essa pergunta.

1a Resposta: O produto certo é aquele que você tem para vender no momento. Esse é o melhor produto. É ele que vai pagar as contas e fazer a coisa acontecer.

2a Resposta: O produto certo é aquele que tem demanda no mercado e temos uma quantidade muito boa de itens em estoque para vender.
A pergunta que muda tudo é: o que é melhor vender, aquilo em que há demanda ou aquilo que se tem para vender?

Em busca do produto perfeito

Obviamente o produto perfeito para a sua loja virtual é aquele que você sabe vender. É aquele que você entende e gosta de vender e por conta disso tem facilidade. Não adianta criar produtos em torno de uma loja virtual. Você precisa ao contrário disso criar produtos e lojas em torno de produtos. Se você gosta de artesanato, por exemplo, crie produtos relacionados com a sua paixão para vender.

Certamente seu amor ao negócio será tanto que você irá adorar falar, escrever, divulgar e vender seus produtos. Você terá facilidade de explicar porque um produto é único, terá facilidade em contornar quaisquer objeções e muita tranquilidade na hora de se relacionar com os clientes.

Tudo isso porque o negócio foi uma consequência de uma paixão e nasceu de um segmento que além de ser um negócio que você domina, você entende e é apaixonado. Caso contrário, se você não entende nada de artesanato ficará muito difícil para você conversar com um cliente que deseja saber a origem dos seus produtos ou de onde vem a sua inspiração.

O produto como extensão de você

Como encontrar o produto ideal para o seu e-commerce
Como encontrar o produto ideal para o seu e-commerce

O produto que a sua loja virtual vende precisa ser uma extensão daquilo que você é apaixonado.

Você conseguiria ficar dias e noites acordado escrevendo, discursando e tirando dúvidas de clientes sobre artesanato?

Se a sua resposta for Sim, essa é uma ótima oportunidade de negócio.

Agora, se você não suporta artesanato, não sabe a origem dos produtos que vende, nem a história de cada um deles, dificilmente você vai conseguir dar giro a qualquer obra de artesanato, mesmo que seja o produto mais procurado do mercado.

Mas a grande maioria dos lojistas pauta o seu negócio em algo que não os diverte e por isso o negócio acaba se transformando em algo chato e com isso viram escravos do negócio.

As amarras da escolha errada

Quando isso acontece caímos na primeira opção de produto que tem pra vender no momento. Assim, gostando ou não é o que você tem que fazer girar. E aí ele tem que ser o produto perfeito pra se vender, mesmo que no fundo ele não seja.

Agora, se você ama o que faz, se você gosta muito de vender artesanato e acha que ninguém mais gosta disso tanto quanto você, estamos na outra ponta. Aí o seu produto será o perfeito para se vender por que você gosta dele e com isso terá oferta e disposição pra criar toda a demanda do mundo necessária pra fazer a coisa acontecer.

Em seu livro “Vai Fundo!”, Gary Vaynerchuck diz que se você ama alguma coisa e é capaz de falar sobre ela por horas e dias certamente você tem um negócio em potencial. Antes de abrir uma loja virtual para vender os tais artesanatos, pergunte-se se você seria capaz de respirar artesanato pra sempre.

Caso não seja, mude o foco, mude os produtos. O produto perfeito é aquilo que amamos. E se você não ama artesanato, ou máquinas de costura, ou produtos de informática, ou móveis, ou seja lá o que for, você está começando a coisa toda do jeito errado.

O produto perfeito para você vender na sua loja virtual é aquele que você não pode viver sem. Aquele que você convence qualquer um de que é imprescindível e que todos deveriam ter. Porque o que torna o produto perfeito ou não é a sua paixão por falar dele por dias e dias.

Nós acreditamos que você precisa pensar sobre isso na hora de definir o que for vender. Mesmo que você venda produtos de vários segmentos você precisa se concentrar naquilo em que é apaixonado.

Essa é a receita mais fácil e a mais difícil que nós podemos te dar na hora da procurar pelo produto perfeito. Não dê nenhum passo antes que essa lacuna seja preenchida com certeza e entusiasmo.

Fonte: Blog da Rakuten

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here