Redator Freelancer – O que faz e como você pode ser um

Nos últimos anos o redator freelancer vem ganhando uma posição de destaque cada vez maior no marketing digital e outras áreas.

Devido à constante evolução tecnológica, cerca de mais de 70% doa brasileiros possuem em suas residências, ao menos uma forma de acesso à rede mundial de computadores, a internet.

Com esse avanço, o marketing digital passou a se tornar cada vez mais evidente, tornando as buscas das empresas por redatores freelancers cada vez mais frequente.

A evolução tecnológica afetou a vida das pessoas de maneira a trazer maior praticidade, tanto na busca por informação, como em outras questões, pode exemplo, o comportamento do consumidor.

Todas essas mudanças criaram um mercado onde ser um redator freelancer, ou redator web como é chamado muitas vezes, acaba se tornando uma ótima opção.

As empresas buscam um redator freelancer para suprir as necessidades, muitas vezes de conteúdo, devido ao comportamento dos usuários e às mecânicas das plataformas online.

Blogs, portais, mídias sociais e outros canais são alimentados através dos conteúdos criados por esse profissional.

É muito provável que você já tenha ouvido falar em algum momento sobre essa profissão, ou até mesmo conheça alguém que trabalhe com isso, mas você sabe o que um redator freelancer faz ou o que é necessário para se tornar um?

Criamos um roteiro completo para que você entenda o papel deste profissional, que envolve:

1 – O que é um redator freelancer?
2 – Qual o papel do redator freelancer?
3 – Qual a finalidades dos textos de um redator freelancer?
4 – Trabalho home office de um redator freelancer
5 – Como se tornar um redator freelancer?

Vamos então analisar cada um destes tópicos, e quem sabe você se anima e decide investir em uma carreira de redator freelancer.

1 – O que é um redator freelancer?

O redator freelancer é contratado na maioria das vezes para a criação de conteúdos, ou seja, elaborar textos de assuntos específicos, negociados anteriormente com os clientes.

Os parâmetros são tratados diretamente no momento da negociação, como tema e quantidade de palavras, público-alvo para o qual será dirigido e outros parâmetros, como você pode ver aqui nas oportunidades de trabalho freelancer para redatores online.

Cabe então ao redator freelancer pesquisar, produzir o conteúdo e formata-lo da melhor forma possível, para que a leitura se torne envolvente e agradável.

Em se tratando de um conteúdo digital, também não podemos esquecer a questão da aplicação de técnicas de SEO, otimização para ferramentas de busca através da escolha correta das palavras-chave, para conseguir boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Por se tratar de um trabalho freelancer, geralmente o profissional é contratado e pago por texto criado, valores fixos para um lote de textos e às vezes o valor pode variar pela quantidade de palavras.

Com o crescimento do mercado de trabalho freelancer e a aplicação cada vez maior da estratégia de marketing de conteúdo, este tende a ser um dos profissionais mais procurados pelo mercado.

2 – Qual o papel do redator freelancer?

Como você deve ter percebido, o trabalho de um redator freelancer é basicamente escrever. O objetivo pode variar da estratégia do cliente, mas ele pode ser para trazer alguma informação para aumentar o público leitor, ou promover um produto ou serviço específico, e uma boa introdução sobre o que se pretende oferecer é sempre bem-vinda.

No geral, os textos criados são para postagens em blogs, sites, redes sociais, e-books ou até mesmo em estratégias de e-mail marketing, uma vez que você já tenha criado uma base de clientes.

É muito comum ver pessoas nessa profissão com formação em jornalismo, marketing ou publicidade, porque se tende a ter uma noção maior de criação de conteúdos de forma técnica e profissional.

É necessário também que ele tenha um bom conhecimento de webwriting e SEO, uma vez que você está criando textos para serem disponibilizados na internet e, principalmente, encontrados através das ferramentas de busca.

Aqui precisamos fazer do mesmo jeito que deve ser feito com tudo: dar o melhor. O comprometimento é uma das principais dicas para ser um freelancer de sucesso.

Além de entregar o trabalho no prazo estipulado, o mesmo deve estar com uma ótima qualidade, porque é muito provável que o texto seja revisado por técnicos na área, gerentes ou até mesmo pela avaliação do próprio cliente.

Lembre-se: entregar um ótimo produto faz com que você mantenha aquele cliente e consiga trazer ainda mais.

3 – Qual a finalidades dos textos de um redator freelancer?

As possibilidades de utilização dos textos de um redator freelancer são bem variadas, no geral dependendo do ramo do cliente e a estratégia que ele esteja utilizando pelo material.

A finalidade mais comum nestes casos é gerar tráfego para o site, em uma estratégia que chamamos de Inbound Marketing, trazendo visitas para o site, blog ou loja virtual para depois transformar estes visitantes em consumidores efetivos. O freelancer de conteúdo web, é hoje em dia um grande gerador de tráfego.

4 – Trabalho home office de um redator freelancer

Com a tecnologia que temos hoje, que nos possibilita trabalhar em um home office, a profissão de redator freelancer se tornou cada vez mais atrativa para quem deseja ter a praticidade de não precisar ter um local fixo para realizar as suas atividades.

O redator web só precisa de um computador, editor de texto e conexão com a internet para buscar informações, e se tiver um notebook é ainda melhor, porque dessa forma pode trabalhar em viagens, aproveitando o dia e dedicando um tempo a noite para trabalhar, se assim preferir.

Um dos maiores atrativos dessa profissão é poder exercer as suas atividades como autônomo, sendo o seu próprio chefe, mas isso vem, também, com um peso, porque você mesmo precisará estipular as suas metas, então é preciso estar bem atento a isso.

Outro grande benefício é a flexibilidade de horários, podendo trabalhar nos períodos em que você se sente mais produtivo, além de não precisar se deslocar até o trabalho.

Trabalhando nos horários que se sente mais produtivo, podendo realizar as suas atividades em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet, torna-se uma ótima opção, seja para ganhar uma renda extra na Internet ou fazer do trabalho como redator online sua profissão.

Geralmente, um redator freelancer é capaz de gerar cerca de R$ 1,5 mil por mês somente através da produção de conteúdos, mas com um pouco mais de afinco, um redator freelancer pode tranquilamente ultrapassar os R$ 3 mil, oferecendo, por exemplo, pacotes de criação de textos para sites e blogs.

Se você tiver clientes com contrato de pagamento fixo mensal, essa renda pode aumentar ainda mais. Tudo é uma questão de experiência e oportunidade. A oportunidade de ganhar dinheiro na Internet escrevendo textos já é a principal fonte de renda de muitos brasileiros.

5 – Como se tornar um redator freelancer?

Ser você gosta de escrever, tem interesse em marketing de conteúdo e deseja iniciar uma carreira de freelancer, poderá fazer um planejamento para se transformar em um redator freelancer em relativamente pouco tempo.

Cada vez mais presente dentre as profissões escolhidas entre os jovens, tornar-se um redator freelancer chama bastante atenção pela flexibilidade do trabalho, mas existem algumas questões que devem ser aprimoradas.

É necessário que haja uma boa escrita e coesão textual, bem como conhecimento em áreas específicas, tais como SEO, Inbound Marketing, Persona de Marketing e entre outras que envolvem o marketing digital.

A partir desse aperfeiçoamento, você precisará colocar em prática, ou seja, começar a escrever, seja para o um blog próprio, como um projeto pessoal para trabalhar as suas técnicas, ou buscando trabalhos voluntários.

Assim que se sentir mais seguro, você pode ir atrás dos seus clientes fazendo o seu cadastro como freelancer no Marketing Job para encontrar clientes potenciais e negociar para realizar os trabalhos.

Agora que você já sabe o que é um redator freelancer e o potencial que existe nesta opção de trabalho na área do marketing digital, o que acha de começar a de planejar para trabalhar nesta área?

Publicado no Marketing Job

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here